MRS: fim de gargalo logístico em São Paulo

Um dos maiores nós ferroviários do país deve, finalmente, ser resolvido. O ferroanel da cidade de São Paulo, um projeto considerado prioritário pelo governo federal na primeira edição do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), pode começar a ser construído em até seis meses.


A empresa que detém a concessão do trecho é a MRS Logística. O presidente, Eduardo Parente, disse que o governo está mais sensível à questão, já que 2012 se aproxima e a utilização conjunta dos trens de carga com o de passageiros tem que chegar ao fim.


A MRS hoje utiliza os trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para transpor a capital paulista.


Mas, na capital, as composições têm que passar com uma capacidade reduzida, mais leve, e nos períodos entre 9h e 15h e 21h às 3h.


Além disso, a CPTM tem um projeto de aumento de capacidade de transporte de passageiros, com trens novos, que será concluído no próximo ano. Isso limita muito o nosso movimento, pois não podemos crescer, principalmente em carga geral, em função dessa transposição, disse Parente.


O impasse surgiu mesmo na equação financeira do projeto. Pelos planos do governo federal, grande parte dos investimentos seriam realizados pela concessionária que opera essa linha, no caso a MRS.


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fez um estudo de viabilidade econômica que apontou investimentos federais de em torno de R$ 130 milhões na obra, orçada em cerca de R$ 2 bilhões.


É o maior gargalo ferroviário do país. É inimaginável que o transporte de passageiros cerceie o movimento de cargas, disse recentemente o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo.


Agora, depois de idas e vidas, a MRS e o governo federal parecem ter chegado a um consenso.


Segundo Parente, após várias reuniões entre a empresa e o governo federal, o mais provável será a construção do ferroanel ligando as cidades de Jundiaí e Santos. Serão, segundo ele, 211 quilômetros de trilhos.


Se São Paulo quer resolver o problema do caminhão na cidade, quer melhorar o trânsito nas ruas, a solução é o Ferroanel. Com esse trecho, conseguimos tirar de dentro da capital 4 mil veículos pesados por dia. É um benefício que o governo não pode desprezar, por isso, as conversas estão adiantadas e acredito que em seis meses, sai a definição do projeto e a licitação para a obra, disse o executivo.


Enquanto o ferroanel não vem, a MRS está investindo na segregação das linhas da CPTM na região de Mogi das Cruzes. Serão construídos 12 quilômetros de via e o investimento é de R$ 12 milhões.


Só conseguimos resolver parte do problema. E estes recursos são da MRS, pois, esse projeto se paga sozinho em função do transporte do minério para a Cosipa, em Santos, afirmou Parente.


Nos últimos quatro anos, o transporte diário de passageiros saiu de 1,5 milhões para 2,2 milhões e os planos são de atingir 3,7 milhões nos próximos anos.


O plano de expansão da CPTM visa a operação de suas linhas com qualidade de metrô e as vias existentes não admitem mais esse compartilhamento.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Intelogística

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0