Sinalização do Metrô SP deveria ter sido trocada em 2011

O sistema de sinalização da linha 3-vermelha do metrô de São Paulo deveria ter sido trocado por outro, mais moderno e seguro, no ano passado.


Foi uma falha em um dos circuitos de sinalização nessa linha que levou um trem a bater em outro, anteontem, entre as estações Penha e Carrão, na primeira colisão de trens com passageiros na história do Metrô; pelo menos 49 passageiros se feriram.


O contrato para a troca da sinalização foi firmado em 2008, no valor de R$ 706 milhões. Previa a conclusão dos serviços em toda a rede em julho de 2011. Até hoje, apenas parte da linha 2-verde recebeu o sistema. A linha 4, privatizada, instalou o seu.


O atraso motivou o Metrô a multar a Alstom, contratada para o serviço, em R$ 10 milhões. Nem Metrô nem Alstom disseram a razão pela qual o processo atrasou.


Com 1,1 milhão de passageiros por dia, a linha 3 é a mais movimentada do Metrô.


Sensores


Há uma diferença entre o sistema usado na linha 3 e o que já deveria estar instalado: no atual, sensores na via controlam automaticamente o deslocamento dos trens. É a mesma concepção de quando a linha abriu, em 1979.


Na nova tecnologia, não há sensores na via; o trem se comunica diretamente com o sistema. Foi um sensor antigo que falhou e fez o trem acelerar em vez de reduzir. A menos de 150 m do trem da frente, ele deveria ter parado, mas avançou -foi o maquinista que usou o freio de emergência para evitar uma tragédia.


O sistema atual é tido como ultrapassado, mas seguro. O Metrô disse não haver relação entre a implantação da nova tecnologia e o acidente.


Mas o novo equipamento, considerado pelo Metrô o mais avançado do mundo, tem mais mecanismos para eliminar possíveis falhas, a ponto de ter sido desenhado para funcionar sem maquinista, como já ocorre na linha 4-amarela, e permitir que os trens circulem mais perto uns dos outros.


“Hoje os metrôs mais modernos do mundo operam com esse sistema (…)”, disse ontem o governador Geraldo Alckmin (PSDB). “Você tem muito mais segurança.”

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*