SuperVia testa sistema para reduzir acidentes

A SuperVia começa a testar um sistema que promete reduzir acidentes e o intervalo entre os trens do Rio. O novo sistema, uma espécie de fiscal e ajudante do maquinista, está em testes no ramal de Deodoro, como mostrou a reportagem exibida no RJTV nesta quarta-feira (23).


Se o maquinista passa do limite de velocidade no trecho, o próprio sistema manda ele parar na velocidade adequada.  Hoje, a sinalização é feita no olho, ou seja, o sinal vermelho precisa ser visto para que o maquinista freie. No sistema em testes, não é possível passar o sinal vermelho.


“Se viesse um trem lá, e eu não tivesse esse equipamento, o maquinista estivesse errado, ele poderia ter um choque. Hoje eu não faço essa operação. Com esse equipamento, eu já posso fazer o trem vir, porque eu tenho certeza que o trem vai parar”, explica o diretor de operações da SuperVia, João Gouveia Ferrão Neto.


Prevenção de acidentes


Esse maior controle impediria, por exemplo, que acidentes como o de 2007 acontecessem. Na ocasião, dois três se chocaram em Austin, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Na colisão, oito pessoas morreram e 101 ficaram feridas.


A princípio, quem está dentro dos vagões não vai perceber nenhuma diferença na viagem. Mas, de acordo com a superVia, o maior interessado, o passageiro, também vai sentir melhorias. O novo sistema vai possibilitar que o intervalo entre os trens caia pela metade.


Como diminui o risco de colisões, por exemplo, as composições podem andar mais próximas umas das outras.


“Hoje, no ramal central de Deodoro, temos o limite de seis minutos, de um intervalo entre um trem e outro, e devemos passar para três minutos. Isso significa que nós fazemos dez trens por hora em cada linha, e podemos fazer 23 por hora em cada linha”, ressalta João Gouveia.


O sistema começa a funcionar no ramal de Deodoro em março, e estará em todos os ramais até o final do ano. No entanto, a redução dos intervalos só acontece mesmo depois de 2014, com a chegada dos novos trens encomendados pela Supervia e o governo do estado.


Veja o matéria do RJTV sobre o sistema:


http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-2a-edicao/v/supervia-comeca-a-testar-sistema-que-promete-reduzir-acidentes-e-intervalo-entre-trens/2363363/

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: RJTV

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0