Após o acidente que deixou uma turista com o pé direito e um dedo do esquerdo amputados na estação da maria-fumaça, em Jaguariúna (SP) há 11 dias, a Prefeitura anunciou nesta quinta-feira (17) uma série de melhorias no local, que deverão ser concluídas nos próximos 15 dias. Além das adequações a curto prazo, será iniciado, segundo o Executivo, um estudo para transformação na estrutura da linha férrea, estação e avenida que margeia os trilhos. Não há prazo para conclusão deste projeto mais complexo.
O acidente ocorreu em uma tarde de domingo, quando Marisa Portela aguardava a chegada do trem com um garoto de 9 anos. Segundo a Guarda Municipal, ela tentou evitar a aproximação do menino junto à locomotiva, ultrapassou o limite da área de segurança, tropeçou e caiu entre as rodas.
Integrantes da Prefeitura se reuniram na tarde desta quinta com membros da Associação Brasileira de Prevenção Ferroviária (ABPF), que já havia recomendado adaptações da estação ferroviária. Segundo informou por meio de nota a administração pública, após o encontro, ficou definido que serão realizadas em 15 dias melhorias de sinalização de solo; instalação de placas de identificação e avisos; readequação da sonorização do ambiente; e aumento no número de monitores para orientar turistas e moradores que frequentam o local.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A nota da Prefeitura diz, ainda que os engenheiros do município vão estudar a readequação da linha férrea para que ela passe a ser nivelada com a calçada, alargando a plataforma de embarque e desembarque. No novo projeto, também será avaliada a possibilidade de readequação da avenida que margeia a linha férrea.
Participaram da reunião o prefeito de Jaguariúna, Tarcisio Chiavegatto, e os secretário de Negócios Jurídicos, Rodrigo de Credo; de Defesa Social, Agostinho Reis; o de Turismo e Cultura, Fernando Hush Pereira; além de um arquiteto da Secretaria de Planejamento.
Tradição
O passeio da maria-fumaça faz o trajeto ferroviário turístico entre as cidades de Campinas eJaguariúna, utilizando um trecho da linha da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, até então desativado. O trem é movido por uma locomotiva a vapor.
Clique no link e assista a reportagem:
Seja o primeiro a comentar