Técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) estiveram no assentamento Nova Jacaré-Curiango, no município de Santa Vitória, no Triângulo Mineiro, nesta semana para uma visita técnica. Um trecho de mais de um quilômetro das obras da Ferrovia Norte-Sul está bloqueado desde o dia 19 de setembro por 34 famílias que cobram uma solução definitiva e legal para as nove famílias que tiveram lotes prejudicados pelo projeto da rodovia.
A visita pretende viabilizar as negociações e mitigação para reduzir o impacto ambiental, e recompensação para os assentados. Além da solução para as nove famílias que foram prejudicadas, os assentados pedem infraestrutura necessária e financiamento. Os maquinários da empreiteira só serão entregues pelas famílias, que a liberação só vai ocorrer após o Incra viabilizar as demandas reivindicadas.
O relatório está previsto para ser concluído num prazo de dez dias junto à Superintendência do Incra em Minas Gerais. A partir da finalização do relatório, o Incra pretende concluir as obras paralisadas em virtude da interferência na obra da Ferrovia Norte-Sul e o assentamento.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Além dos técnicos do Incra, representantes da empreiteira também estiveram no assentamento nesta semana, onde mantiveram contato com as famílias assentadas. Ela reforçaram que vão esperar pelo relatório final dos técnicos do Incra e da resposta da Superintendência do órgão, que ainda não tem data marcada.
Seja o primeiro a comentar