Materiais que compõem a primeira etapa dos trilhos do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) estão sendo preparados para a instalação, de acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa). Os equipamentos estão armazenados em uma área, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, onde deverá funcionar o centro de manutenção do VLT. Eles ainda estão recebendo os últimos acabamentos antes da montagem. Os trilhos devem ser instalados em um percurso de 22,8 km em Cuiabá e Várzea Grande.
Esses são os primeiros trilhos, que estão guardados no centro de manutenção do VLT. Os demais ainda devem chegar. A Secopa informou que serão utilizados dois tipos de trilhos no VLT Cuiabá-Várzea Grande: os grooved, produzidos na Polônia, e os vignole, fabricados na Espanha. Os materiais virão até o o porto paranaense de Paranaguá e depois serão transportados de caminhão até a Capital.
Segundo a Secopa, foram fabricados 90 km de trilhos “grooved”, que serão instalados nos 22,2 km de trajeto do VLT. Já os trilhos “vignole” serão instalados apenas no Centro de Manutenção e pátio de estacionamento do VLT.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A construção da via permanente é responsabilidade do Consórcio Construtor, formado pela CR Almeida e Santa Bárbara, além de mais três empresas, as projetistas Astep e Magna e a CAF Brasil, fornecedora dos trens e da sinalização férrea.
Seja o primeiro a comentar