É no Rio de Janeiro que está hoje a maior obra de infraestrutura urbana da América Latina. E, claro, a complexidade da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca- Ipanema), um empreendimento do governo do Estado do Rio de Janeiro que está sendo construído em área densamente povoada, desperta a curiosidade de estudantes de engenharia e visitantes de todo o mundo.
Desde o início da obra, 1.045 estrangeiros entraram nos túneis na Linha 4 e visitaram os canteiros das futuras estações, entre eles, americanos, japoneses, mexicanos, franceses, chineses, noruegueses e quenianos. Hoje, um grupo de 27 alunos da universidade alemã de Ciências Aplicadas Konstanz (HTWG) carimbou o passaporte de visitas à Linha 4 do Metrô, que vai transportar 300 mil pessoas por dia, a partir do primeiro semestre de 2016, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos/hora, em horários de pico.
Estiveram lá também dois professores e o presidente da Associação Alemã de Departamentos de Engenharia Civil de Universidades de Ciências Aplicadas. Ao grupo, se juntam quatro engenheiros ganeses que estão visitando o Brasil. No roteiro, a Estação Nossa Senhora da Paz, que está 100% escavada
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Seja o primeiro a comentar