Terminal Intermodal supera expectativas e dobra operação em dois meses

Em pouco mais de dois meses, as
operações do Terminal Intermodal de Jundiaí dobraram, passando de 5 trens em
dezembro para 12, em fevereiro. No mesmo período, a Contrail Logística,
responsável pelo terminal, que começou com um cliente, a LG Eletronics, ganhou
no último mês três novos parceiros de Jundiaí e Região: Amcor, empresa de
embalagens, e GL Foods e Mavalério, ambas do setor alimentício. Segundo
levantamento da MRS Logística, que opera o terminal, desde que entrou em
operação, foram movimentados 1.122 contêineres em 22 trens que partiram para a
exportação ou que chegaram para abastecer as empresas de Jundiaí e Região. O
terminal tem capacidade para o transporte de 70 mil contêineres por ano.

Os números vêm superando as
expectativas. “Quando lançamos um terminal desse tipo, naturalmente,
trabalhamos com um período de maturação das operações, afinal de contas, nem
todos os players da região conhecem as vantagens que a ferrovia pode oferecer à
sua cadeia logística. Mas esse terminal nos surpreendeu de forma muito
positiva”, afirma Guilherme Alvisi, gerente-geral de Negócios da MRS, citando
como vantagens custo inferior ao do transporte rodoviário, segurança
operacional e da carga, “além de ser um modal menos poluente”. Executivo da
Contrail, Rodrigo Paixão destaca que já se reuniu com mais de 100 empresas da
Região interessadas em visitar o terminal. “O novo modal de Jundiaí está sendo
muito bem recebido. O volume que estamos operando é maior que o prevista. Já
estamos com dez clientes ativos. A ferrovia tem se mostrado bastante viável
para a Região. Por isso, temos uma expectativa bastante alta”, afirma.

O executivo destaca ainda que o tempo
de percurso entre o terminal e o porto de Santos também tem sido menor que o
previsto. O trem, operado pela MRS, tem levado 16 horas para realizar o
trajeto, bem abaixo do tempo estimado inicialmente de 24 horas. Segundo Paixão,
outro ponto importante para a alavancagem dos volumes no terminal é a parceria
da Contrail com os principais armadores de cabotagem (navegação doméstica) e
longo curso (internacional) que escalam navios no porto de Santos. “Com isto, é
possível reaproveitar os contêineres de importação e cabotagem oriundos do
porto de Santos e retorná-los com cargas de exportação, tornando assim a
logística muito mais eficiente para os clientes e armadores”, destaca.

 

– Fonte: http://www.jj.com.br/capa-do-dia/terminal-intermodal-supera-expectativas-e-dobra-operacao-em-dois-meses/

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