Os contratos e as ordens de serviços de manutenção das vias
permanentes (trilhos, dormentes e equipamentos) para quatro das sete linhas das
CPTM serão finalmente assinados no próximo mês, após quatro republicações e
mais de um ano de indefinições das licitações para escolher as empresas
terceirizadas para estes trabalhos.
A garantia foi dada pela própria CPTM em resposta aos
questionamentos do Diário do Transporte.
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Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, já
estão nas últimas etapas as licitações das linhas 08 – Diamante (Amador
Bueno/Júlio Prestes), 09 – Esmeralda (Osasco/Grajaú), 11 – Coral
(Luz/Guaianazes) e 12 – Safira (Brás/Calmon Viana).
“Os processos de licitação para manutenção de via permanente
das linhas 8, 9, 11 e 12 estão em fase final, e a assinatura do contrato e da
ordem de serviço deverão ocorrer no mês de outubro.” – disse a companhia em
nota.
Já para as linhas 7 – Rubi (Luz – Francisco Morato –
Jundiaí) e 10 Turquesa (Brás – Santo André – Rio Grande da Serra), a licitação
foi suspensa novamente por causa de recursos de empresas participantes. A
concorrência, segundo nota da CPTM, vai ser retomada ainda neste mês de
setembro.
“A licitação de manutenção de via permanente das linhas
7-Rubi e 10-Turquesa está suspensa para o julgamento dos recursos
administrativos das empresas participantes, conforme procedimento estabelecido
pela Lei de Licitações. Assim, respeitando as fases e prazos previstos na lei,
o processo deverá ser retomado ainda neste mês.”
Desde o fim dos contratos com as empresas terceirizadas no
ano passado, os serviços de manutenção têm sido realizados somente pelas
equipes da própria CPTM.
Funcionários procuraram a reportagem no início do ano
dizendo que por assumirem serviços que eram de responsabilidade das
terceirizadas estão sobrecarregados de trabalho e que estão sendo realizadas
apenas intervenções básicas e emergenciais.
Somente as linhas 7 e 10, antes do fim do contrato em 31 de
agosto de 2017, tinham juntas 300 funcionários na manutenção, agora, são em
torno de 30, segundo as denúncias de funcionários
Em nota ao Diário do Transporte nesta terça-feira, 11 de
setembro de 2018, a CPTM afirmou que as próprias equipes estão fazendo a
manutenção das vias com equipamentos modernos, garantido a segurança nas
operações.
“A CPTM reitera que sua a equipe própria é capacitada e está
realizando os serviços que garantem a total segurança operacional. Além dos
profissionais especializados, a empresa conta com equipamentos de alta
tecnologia que fazem o mapeamento geométrico dos trilhos.”
Leia também: Linha 10-Turquesa está há um ano sem manutenção nos trilhos
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