A autoridade portuária do Porto do Itaqui e a administração
do Canal do Panamá formalizaram na quarta-feira (5) uma aliança de colaboração
com o objetivo de fomentar o uso do canal por navios com destino ou origem no
Itaqui, bem como promover parcerias em áreas técnicas. O documento foi assinado
em solenidade realizada no Panamá, pelo presidente da Empresa Maranhense de
Administração Portuária (Emap), Ted Lago, e pelo administrador da Autoridade
Portuária do Canal do Panamá, Jorge L. Quijano.
A programação no Panamá incluiu visita às novas comportas
(Cocolí Locks) e apresentações sobre meio ambiente, conservação de água,
reflorestamento e conservação de bacia hidrográfica do Canal e sobre os diferenciais
competitivos do Porto do Itaqui. “Esse convênio é muito importante por
viabilizar a movimentação de grãos para a Ásia através do Canal, proporcionando
ainda mais competitividade ao Itaqui e já contemplando o crescimento da
movimentação de grãos pelo Arco Norte”, afirmou Ted Lago. De toda a soja
escoada pelo Porto do Itaqui, 80% tem como destino a Ásia.
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Neste ano o Itaqui tem batido sucessivos recordes em
movimentação mensal de grãos. De janeiro a outubro foram escoadas pelo porto
público maranhense mais de 8 milhões de toneladas de soja. A marca representa
um aumento de quase 40% em relação ao volume movimentado em todo o ano de 2017.
Com a segunda fase do Tegram a perspectiva para os próximos
anos é de aumento de capacidade e movimentação de grãos. “Esse acordo irá
fortalecer toda a logística do Arco Norte, que hoje é responsável por mais de
21% de toda a soja e o milho exportados pelo Brasil”, analisa o presidente da
Emap.
A localização do Porto do Itaqui é estratégica por sua
proximidade com os mercados internacionais – é o primeiro porto de entrada e o
último porto de saída para os mercados asiáticos (encurta viagem em cerca de
sete dias no comparativo com os portos das regiões Sul e Sudeste do Brasil).
Com essas vantagens e a aliança de cooperação com a
autoridade portuária do Canal, o Itaqui poderá ter acesso a novos mercados, em
especial mercados de commodities da costa oeste da América e Ásia. Existe
também um potencial para o Itaqui no futuro se transformar em um hubport de
contêineres.
Para atender a essa demanda foi entregue em 2017 a
infraestrutura necessária para armazenagem de contêineres e cargas gerais. O
investimento de R$ 9.199.220,08 contempla a construção de um pátio em uma área
de 20.250 m², equipada com tomadas, visando atender a demanda de contêineres
refrigerados. Paralelamente o Governo do Estado vem trabalhando no adensamento
de cadeias produtivas, de modo a viabilizar a movimentação de contêineres.
A aliança estabelecida é destinada a promover as remessas de
grãos na rota comercial do norte do Brasil para destinos em países localizados
no Pacífico. As duas partes se comprometem a atuar de forma cooperativa para
melhorar o serviço de transporte em suas áreas de influência e promover o
crescimento do comércio global. O escopo da aliança abrange atividades
comerciais conjuntas, intercâmbio de informação, estudo de mercado e
modernização.
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