Fabricados entre os anos de 1972 e 1976, na fábrica da Mafersa, localizada na Lapa, sob licença da The Budd Company, são inspirados em modelos de trens norte-americanos.
Em 1972 começaram a fazer seus primeiros testes no metrô de São Paulo, inicialmente entre o pátio da estação Jabaquara e a estação Saúde, com a Linha 1-Azul (à época, denominada linha Norte-Sul) ainda em obras. Em 1974, as composições entraram em serviço na mesma, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana, no dia 14 de setembro de 1974. no ano seguinte a linha seria estendida até a estação Santana.
Com a crescente demanda da linha Norte-Sul, até então a época a única linha metropolitana de São Paulo, a necessidade de trens foi aumentando, sendo que os 33 trens não suportavam a demanda. Com isso, houve a encomenda de mais 18 trens, fabricados entre 1974 e 1976, qas diferenças são mínimas, o design interno e externo é o mesmo. Esta frota iniciou seus serviços, no entanto na Linha 3-Vermelha (a época Leste-Oeste), que até então não tinha ainda frota própria, sendo repassada posteriormente a linha Norte-Sul (Linha 1-Azul).
Modernização
Em 2009, o Metrô de São Paulo passou a revitalizar sua frota, levando seus 51 trens para um processo de modernização, efetuados por dois consórcios: Modertrem (Alstom e Siemens), responsável pela modernizarão dos trens da numeração A01 até A25; e o consórcio BTT (Bombardier, Tejofran e Temoinsa), que cuidou de reformar e modernizar os trens de número A26 até A51.
Evento de despedida
O ultimo trem do Frota a ser reformado foi o A35, que contou com um evento de despedida do trem com a participação de diversos blogueiros, fãs do transporte e passageiros comuns no início deste ano. Relembre aqui
Retorno
Em novembro de 2018, o J35, antigo A35, voltou de uma grande reforma e modernização dos seus equipamentos, a Companhia do Metropolitano de São Paulo realizou um evento de retorno do trem, foram convidados blogueiros e influenciadores digitais.
Seja o primeiro a comentar