Concessões de infraestrutura só ajudarão o PIB de 2021 em diante, diz Itaú

As concessões de infraestrutura planejadas pelas diversas esferas da administração pública só deverão ter impacto sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 e 2022. E, mesmo assim, este impulso será moderado, avalia o Itaú em relatório.

A análise do banco considera uma lista de 32 concessões de infraestrutura previstas – entre rodovias federais e estaduais, aeroportos, portos, ferrovias e mobilidade urbana, sem a inclusão de concessões de petróleo e gás e utilidade pública – com investimentos estimados em R$ 159 bilhões e pagamento de outorga de R$ 12,4 bilhões.

Os investimentos estimados nos projetos previstos na agenda teriam impacto de 0,1% do PIB em 2020, 0,3% em 2021 e 0,3% em 2022, calculam Luka Barbosa, Alexandre Gomes da Cunha e Matheus Felipe Fuck.

A estimativa considera o efeito multiplicador do investimento no PIB, de 1,5 vez. Sem esse efeito multiplicador, os impactos estimados são de 0,1% do PIB em 2020, 0,2% em 2021 e 0,2% em 2022. Os projetos que mais contribuem para o agregado são de rodovias federais e ferrovias.

Nossa análise indica que podemos contar com algum impulso positivo para a atividade econômica em 2021 e 2022 (o impacto para 2020 deve ser praticamente nulo). No entanto, esse impulso é moderado, alertam os economistas.
Além disso, diz a equipe do Itaú, o cálculo considera que os leilões dos projetos ocorram no tempo previsto. Entretanto, não podemos ignorar o risco de atraso no cronograma. Este risco indica que o impacto positivo das concessões pode ser maior em 2022 e nos anos seguintes do que em 2021, ponderam.

Fonte:Valor Economico
https://valor.globo.com/brasil/noticia/2019/10/07/concessoes-de-infraestrutura-so-ajudarao-o-pib-de-2021-em-diante-diz-itau.ghtml

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