Banco do Brics poderá ter 20 novos sócios

BRASÍLIA – Sigla do bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o Brics poderá ficar maior na reunião de líderes que acontecerá quarta e quinta-feira, em Brasília. Pelo menos do ponto de vista financeiro. Na quinta-feira, os chefes de Estado baterão o martelo sobre quando outros países poderão ser sondados para se associarem ao Novo Banco de Desenvolvimento do Brics (NBD), criado há cerca de cinco anos.

Os presidentes Jair Bolsonaro e o chinês Xi Jiping defendem que a abertura da instituição ocorra imediatamente, enquanto o russo Vladimir Putin, o indiano Narendra Modi e o sul-africano Cyril Ramaphosa avaliam que, diante das Incertezas na economia internacional, o melhor seria aguardar um pouco mais.

Voltado para o financiamento de projetos de infraestrutura, o banco terá desembolsado, até o fim deste ano, cerca de US$ 2,6 bilhões com esse fim. O valor dos desembolsos pode atingir algo como US$ 6 bilhões em 2021, sem levar em conta novos sócios.

O critério para ingressar o NBD é ter previsibilidade e saúde financeira. Há espaço, em um primeiro momento, para 20 novos sócios, que poderão ser nações em desenvolvimento ou desenvolvidas. O objetivo é fazer com que a instituição cresça a ponto de ficar do tamanho de organismos multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/banco-do-brics-podera-ter-20-novos-socios-1-24075256

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*