CNN Brasil – O Ministério dos Transportes prevê retomar em 2024 as obras em novo trecho da ferrovia Transnordestina, de Salgueiro até o Porto de Suape. Renan Filho, titular da pasta, apresentou perspectivas da pasta a jornalistas nesta quarta-feira (10).
“Essa é a maior obra de infraestrutura em andamento no Brasil no momento, avaliada em quase R$ 12 bilhões, dos quais R$ 5 bilhões já foram investidos e R$ 7 bilhões estão em investimento”, detalhou Renan Filho.
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Ainda na Transnordestina, em 2023 houve avanço para a construção no chamado “L invertido”, que vai conectar o Piauí ao Porto de Pecém (CE). O ministro destacou o potencial da ferrovia para ligar o Nordeste à malha nacional.
Também estão entre as prioridades da pasta para este ano, o trecho entre Caetité (BA) e Barreiras (BA), da Fiol II, e entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), da Fico. Enquanto o primeiro inclui 485 km, o segundo, 363 km.
A apresentação do Ministério ainda garantiu que o Plano Nacional de Ferrovias será apresentado no primeiro semestre deste ano. Como mostrou a CNN, a pasta faz últimos ajustes no arcabouço regulatório antes de anunciar seu pipeline de projetos.
O governo quer ainda dar prosseguimento aos seguintes estudos para concessões:
- Corredor Arco-Norte (Ferrogrão)
- EF-118 (Rio-Vitória)
- Corredor Leste – Oeste (Lucas do Rio Verde – Caetité)
- Transporte Ferroviário de Passageiros – 6 trechos
- Malha Centro-Leste (FCA),
- Malha Nordeste (FTL), Malha Sul (Rumo) e Ferrovia Tereza Cristina (FTC)
- Trem Intercidades (TIC)
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