Metrô CPTM – Há menos de um mês do leilão do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas, a disputa entre os possíveis concorrentes começa a se estreitar. Para ir de frente ao maior operador metroferroviário privado do Brasil, um concorrente ganhou aliados de peso da China.
Tendo o Grupo CCR como principal adversária no certame, o Grupo Comporte, atual operadora do Metrô de BH, contará com o auxílio de duas gigantes ferroviárias, a CRRC e a CREC, segundo apuração do site CNN Brasil.
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A CRRC é a principal fabricante de trens da China e tem um vasto portfólio de trens à sua disposição. No Brasil, a composição da Série 2500 foi o principal destaque entre os trens chineses, sendo considerada uma das frotas mais modernas em operação no país.
A CREC (China Railway Engineering Corporation) foi considerada a quinta maior empresa da China, sendo responsável por construir 90% de todas as ferrovias eletrificadas do país e 60% da malha ferroviária total com projetos que vão de metrôs tradicionais até trens de alta velocidade.
Espanhóis da Acciona fora?
Segundo fontes da CNN, a Acciona, um dos grupos cotados a participar do certame, poderia ter desistido do processo. Atualmente a empresa espanhola encabeça o projeto da Linha 6-Laranja.
A empresa tem sido bem sucedida na implantação do novo ramal metroviário e demonstrou uma capacidade rara em contornar adversidades, como ocorreu com a inundação dos túneis após um rompimento de um interceptor de esgoto há três anos.
Sua ausência certamente será sentida no leilão já que os rumores são de apenas dois participantes.
A outra concorrente praticamente certa é justamente a CCR, que tem amealhado as principais concessões sobre trilhos no país.
A empresa teria se aliado a Alstom, fabricante de trens da França, além de demais investidores financeiros.
Critérios de seleção
Diferentemente de todos os leilões realizados anteriormente, a concessão patrocinada do TIC e Linha 7-Rubi será realizada em um formato diferente. Não será necessário realizar uma oferta de alto valor para arrematar as linhas.
A escolha será feito sobre os descontos ofertados na contraprestação pecuniária, com valor máximo de R$ 7,6 bilhões. A segunda etapa, se houver, será o desconto no aporte público, que será de no máximo R$ 8,5 bilhões.
Disputa acirrada
Ao se aliar com os chineses, o Grupo Comporte adquire a experiência necessária para lidar com um empreendimento de alta complexidade. Neste caso especial, a expertise conta como fator primordial para baratear o custo das obras.
A CRRC também é uma empresa que consegue oferecer trens de alta qualidade a preços baixos, haja vista a última licitação de trens realizada na CPTM. Para a CCR deverá ser seu teste definitivo, onde enfrentará pela primeira vez empresas de nível global.
O leilão do Trem Intercidades Eixo Norte está marcado para 29 de fevereiro.
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