A Prefeitura, através da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), deu início, há uma semana, à montagem dos trilhos do metrô. A ação atual corresponde à soldagem eletrônica das barras de 25 metros, que vão compor as barras longas, com 120 metros. Uma vez fundidos, os trilhos passam pelo processo de esmerilhamento ou polimento, que vai permitir a melhor fluidez dos vagões. Ao todo, são 1.027 trilhos de 25 metros, pesando cerca de 1.500 quilos cada, totalizando 1.600 toneladas.
A expectativa da CTS é que no fim do mês de outubro os trilhos começam a ser instalados nos seis quilômetros de via permanente da primeira etapa do metrô, que corresponde ao trecho Lapa – Acesso Norte. A adaptação se instaura com as ações de soldagem luminotérmica (método utilizado para união das barras longas). Segundo os engenheiros responsáveis pela obra, Levi Pitanga e Thomaz Baker, esse procedimento, além de garantir o conforto do usuário, contribui para a redução dos custos na manutenção.
Além da soldagem, a formação da ferrovia também envolve a colocação de dormentes (peça que dá suporte aos trilhos) e de lastros de brita. Esta etapa será finalizada até dezembro.
Para a população, a entrega do metrô é uma ação importante da Prefeitura porque vai solucionar problemas de tráfego da cidade. “Com o metrô, todos nós seremos beneficiados, uma vez que o serviço vai contribuir para a fluidez do tráfego”, observa a estudante Jussara Conceição.
Seja o primeiro a comentar