Dia Mundial Sem Carro

Edson Giriboni


A iniciativa, que em São Paulo se realiza pelo quarto ano consecutivo, tem como objetivo incentivar os paulistanos a adotarem alternativas aos meios de transporte motorizados. As atividades programadas para marcar a data na Capital buscam conscientizar a população sobre a necessidade de combater a poluição do ar, a emissão excessiva de gases do efeito estufa e estimular políticas públicas de transportes coletivos.


É verdade que, numa cidade com as dimensões de São Paulo e com grandes distâncias a serem vencidas, não é simples pedir ao cidadão para que ele deixe o carro na garagem e use outro meio de transporte para se locomover.


Para que isso aconteça, não somente neste dia comemorativo de alerta, é necessário que o poder público invista cada vez mais no transporte coletivo de qualidade. Apesar de todas as deficiências ainda existentes quando o tema é transporte coletivo, tanto a Secretaria Estadual como a Municipal dos Transportes estão empenhadas em solucionar as falhas no sistema e promover uma melhoria de peso no setor.


Como em qualquer conglomerado urbano de porte mundial, a intensa atividade econômica desenvolvida em toda a cidade de São Paulo gera um número bastante elevado de viagens. Segundo pesquisa publicada no site da Secretaria, são realizadas 30,9 milhões de viagens por dia, das quais 20,3 milhões são motorizadas. Por transporte coletivo, são 10,3 milhões/dia; por veículos particulares, 10 milhões/dia; e viagens a pé, 10,6 milhões/dia.


O sistema de ônibus da região metropolitana transporta cerca de 8 milhões de passageiros/dia, deslocamento efetuado em cerca de 650 linhas locais na Capital, 457 linhas locais nos demais municípios e em mais 300 linhas que fazem ligações entre municípios da região. São cerca de 15 mil ônibus envolvidos nesse transporte, aos quais somam-se mais 10 mil ônibus fretados pelas empresas ou pelos próprios empregados.


Já o sistema metroviário transporta, nos 61,3 km cobertos por suas quatro linhas, cerca de 2,6 milhões de passageiros/dia; e o sistema de trem metropolitano transporta cerca de 1 milhão de passageiros/dia nos 270 km de linhas cobertos pela CPTM.


Preocupado em desatar este nó o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) está investindo cerca R$ 2,8 bilhões em trens e no Metrô. Ele também informou que o governo estadual negocia o financiamento de outros R$ 2 bilhões para aplicar em infra-estrutura.


Para Serra é necessário atacar o problema estrutural dos transportes em São Paulo, investindo pesadamente. Os R$ 2,8 bilhões serão usados para a compra de 57 novos trens – 40 composições para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e outras 17 para duas linhas do Metrô –, no sistema de sinalização e no controle da rede.


Do total, US$ 1,27 bilhão veio de empréstimos assinados junto ao Banco Mundial e ao Japan Bank for International Cooperation (JBIC) e outros US$ 465 mil são de contrapartida do estado. Os empréstimos devem ser pagos em até 20 anos e tem juros considerados baixos.


Para o governador, apenas o investimento em transporte pode aliviar o problema profundo do trânsito em São Paulo. Esta dupla Metrô e CPTM, mais o Rodoanel, que vai trazer o alívio do trânsito e do transporte coletivo em São Paulo.


Pegando carona na iniciativa do governador José Serra, o prefeito Gilberto Kassab liberou também parte da verba da Prefeitura para o governo do Estado que será utilizada na ampliação do Metrô. São R$ 75 milhões que serão destinados para a construção da linha laranja, que vai ligar a Freguesia do Ó, na Zona Norte, à estação São Joaquim, na Liberdade, região central.


Só com investimento pesado podemos, no futuro, ter um transporte mais ágil, de qualidade e que atenda a demanda cada vez mais crescente de passageiros/dia.


Só assim o paulistano vai deixar o carro em casa, não só em datas especiais, mas todos os dias, o que vai contribuir – e muito – na redução dos poluentes da atmosfera.


Por isso, neste Dia Mundial Sem Carro faça sua parte e deixe o veículo em casa, mesmo que ainda nossa realidade não seja aquela tão sonhada por todos.


Mas estamos no caminho!

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Região Online

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0