O programa MetroCiclista, lançado recentemente pelo Metrô ganhou reforço nesta semana. A empresa, em conjunto com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, entregou o primeiro trecho da ciclovia “Caminho Verde”.
O trajeto, que recebeu R$ 9 milhões em investimentos, está com seis quilômetros de extensão e ligará as estações Corinthians-Itaquera e Guilhermina-Esperança. Posteriormente, após totalmente concluída, terá 12,2 quilômetros até a estação Tatuapé.
A iniciativa visa incentivar o uso de bicicletas na capital. “A implantação da ciclovia e de novos bicicletários proporcionará uma nova alternativa para os deslocamentos urbanos voltados ao trabalho, ao lazer e ao esporte, além de gerar benefícios ao meio ambiente, já que o transporte sobre trilhos e as bicicletas não são poluentes”, declarou José Luiz Portella, secretário dos Transportes Metropolitanos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Bicicletários
Para o próximo mês, a companhia colocará em operação quatro bicicletários, nas estações Paraíso e Vila Mariana (na linha 1-Azul) e Anhangabaú e Marechal Deodoro (na linha 3-Vermelha).
Os espaços terão dez vagas e dez bicicletas para empréstimo por uma hora. Com isso, o Metrô passa a ter oito bicicletários, com 350 vagas e 80 bicicletas para empréstimo. Até o fim do ano, outros sete bicicletários serão instalados nas estações do metrô.
Empréstimo
O programa MetroCiclista empresta as bicicletas por uma hora. Após esse período são cobrados R$ 2 por hora para estimular a rotatividade no empréstimo. Para utilizar o serviço, o usuário precisa apresentar um documento com foto, cartão de crédito, efetuar um cadastro e assinar um termo de responsabilidade.
Os bicicletários ficam abertos das 6h às 22h, diariamente.
Seja o primeiro a comentar