Diário dos Trilhos – A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) divulgou nesta segunda-feira, 20 de maio de 2024, o aviso de retomada do processo licitatório para a compra de 44 novos trens destinados a linhas do Metrô de São Paulo.
A concorrência volta à fase de selecionar a empresa responsável, depois de uma suspensão do edital em março deste ano com a finalidade de responder questionamentos de fabricantes interessados.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Com esses apontamentos respondidos e correções feitas para melhor atender as necessidades e especificações dos novos trens, o novo edital retificado ficará disponível em até 30 dias.
O Governo do Estado prevê a compra dos trens para atender as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, modernizando a frota em operação e atendendo a necessidade de mais trens para a expansão da linha 2 até Guarulhos.
Cada trem contará com seis carros metroviários (vagões) e deve ser fruto de um investimento superior a R$ 3,5 bilhões, por meio de recursos do Estado e da União.
O contrato preliminar estima a entrega do primeiro destes 44 novos trens em até 21 meses depois da assinatura do contrato, devendo toda a frota estar em entregue em menos de cinco anos.
Seja o primeiro a comentar