A expansão da malha ferroviária no Brasil tem sido lenta ao longo de todos esses anos. Entra governo, sai governo e as promessas de investimentos seguem acontecendo, mas na prática, o processo tem sido moroso. Oficialmente, pode-se dizer que o País tem cerca de 30 mil […]

Leia mais »

A insegurança jurídica acontece por permissividade também. Alguns pedem extensão contratual pela renovação antecipada não prevista, com proveito próprio, mas
[…]

Leia mais »

Novas regras para renovação

O ministério dos Transportes assinou a portaria 532, de 5 de junho de 2024, com regras mais rígidas para as futuras renovações antecipadas dos contratos de concessão de ferrovias. Elas valerão para os processos que estão em andamento (ou com pedidos) na ANTT: Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), […]

Leia mais »
Projetos 2024

Brasil tem mais de 800 km de ferrovia de carga em construção. Em passageiros, a ligação ao Aeroporto de Guarulhos e o segundo trecho do VLT da Baixada Santista estão praticamente concluídos […]

Leia mais »

São José do Rio Pardo, cidade paulista. O ano  era 1884 quando teve origem o Ramal Férreo do Rio  Pardo que, até então, era de uma empresa particular.  Quatro anos depois, passou a ser da Cia. Mogiana,  que o transformou no ramal de Mococa. Em  1909, nascia a Estação Venerando, ligando Mococa  à Estação Ribeiro do Vale e depois à Guaxupé.  […]

Leia mais »

Da China para o Porto de Santos. O primeiro trem da Linha 17-Ouro chegou ao Brasil pelo navio “Kong Que Song”, que começou o embarque em 15 de maio, no Porto de Zhangjiagang, na região de Xangai. […]

Leia mais »