MS quer desviar traçado ferroviário para o estado

A pedido do governador André Puccinelli (PMDB) e do deputado federal Edson Giroto (PR-MS), a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) vai estudar alteração no traçado da malha ferroviária brasileira para atender a demanda produtiva de Mato Grosso do Sul. O projeto visa principalmente beneficiar as regiões do Bolsão e do sul do Estado, principalmente a Grande Dourados.


Para consolidar as mudanças, serão aproveitados investimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) para o setor de forma a integrar o Estado ao sistema nacional para transporte de cargas.


Puccinelli e Giroto discutiram as mudanças no traçado da malha ferroviária, nesta quarta-feira (2), durante reunião em Brasília com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e com o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo. Na reunião, os representantes de MS explicaram a importância da malha ferroviária nacional estar interligada ao Estado, como forma de otimizar e baratear o escoamento da produção industrial e também atender às demandas da agropecuária.


Giroto afirmou que o objetivo dos encontros foi mostrar a importância da interligação do sistema ferroviário brasileiro a Mato Grosso do Sul, com ramais ligados a Ferrovia Norte-Sul e também a estrutura ferroviária das regiões Sudeste e Sul. “Esta interligação vai possibilitar que a produção sul-mato-grossense tenha um sistema de transporte de cargas que envolverá as malhas rodoviária, ferroviária e hidroviária nacionais”, destacou o deputado.


Para o governador André Puccinelli, a construção de linhas ferroviárias no Estado vai possibilitar atender uma maior produção com as indústrias que estão se instalando no território sul-mato-grossense e também beneficiará toda a cadeia produtiva da agropecuária.


O novo traçado da malha ferroviária nacional que a ANTT vai estudar será para atender os municípios das regiões do Bolsão e de Dourados, interligando as ferrovias do Estado com a Ferrovia Norte-Sul, a Ferroeste e também com os ramais de São Paulo, que também estarão ligadas as demais malhas do país. Atualmente, no Brasil, são 29.637 quilômetros de ferrovias reguladas pela ANTT.

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Fonte: Perfil News

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