Até o fim do mês, técnicos de Brasília do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) devem avaliar a situação do terreno do contorno ferroviário de Joinville.
No local que fica perto do terreno da UFSC, na Curva do Arroz, foi constatado o que os técnicos chamam de solo de baixa resistência. O terreno é alagadiço, o que dificulta a construção na região.
Os engenheiros do órgão devem avaliar o que precisa ser feito. A assessoria de imprensa do órgão em Santa Catarina informou que ainda não é possível afirmar se haverá aumento no valor total da obra, o mais provável é que haja uma readequação no projeto.
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O problema se deve ao fato de o local ficar na bacia do rio Piraí, o que fez os trabalhos pararem em julho. Com isso, a previsão de conclusão da obra, programada para dezembro, passou para o primeiro semestre do ano que vem.
Lançado no começo de 2007, o edital aponta que a obra está orçada em R$ 60 milhões, incluindo as despesas com trilhos. Os trabalhos começaram em 2009. A extensão do trecho joinvilense é de 17,9 quilômetros e tem no projeto uma ponte e três viadutos, um deles sobre a BR-101. A passagem sobre a rodovia terá 5,6 metros de altura e 83 m de comprimento.
Depois disso, a ferrovia segue em paralelo com a rua Cidade de Luziana até cruzar a SC-301, também por viaduto.
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