O Espírito Santo vai entrar nas discussões sobre a implantação da malha ferroviária nacional de bitola larga. A afirmação é do diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Bernardo Figueiredo, e foi feita durante encontro no gabinete do governador Renato Casagrande, nesta quinta-feira (8).
Segundo Figueiredo, houve um avanço na proposta da concessão da BR 101 com a contribuição do setor empresarial e do Governo do Espírito Santo e a expectativa é que o mesmo trabalho integrado seja feito no caso da ferrovia. O diretor da ANTT disse ainda que a primeira reunião de trabalho para a construção de um projeto para a ferrovia pode ser feita no mês que vem.
Segundo Renato Casagrande, o Espírito Santo poderá atrair novos investimentos com uma ferrovia ligando o Estado ao Rio de Janeiro. O governador também afirmou que o Espírito Santo ainda necessita de outros investimentos da União para manter a organização econômica e capacidade de crescimento econômico, como no caso das rodovias, do porto e aeroporto, além de buscar novas fronteiras portuárias para o Estado.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O secretário de Transportes e Obras Fábio Damasceno destacou que a inclusão do Estado na malha ferroviária nacional “vai ajudar o Espírito Santo a quebrar barreiras em infraestrutura e dar fôlego para se transformar num Estado mais desenvolvido”.
O diretor da ANTT encerrou a reunião afirmando que deixa o Estado empolgado com o debate sobre a ferrovia e com a nova agenda de trabalho proposta. O encontro contou ainda com a participação de representantes de setores empresariais, da exportação, portos, logística, de prefeitos e secretários de Estado.
As informações são da assessoria de comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo.
Seja o primeiro a comentar