
Metrô CPTM – Em meio à tentativas de cancelamento por via judicial e uma greve nesta quarta-feira, 14, o Metrô de Belo Horizonte caminha para sua concessão, cujo leilão está marcado para a próxima quinta-feira, 22, no Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
E pelo menos dois grupos já teriam demonstrado interesse em concorrer no certame, um consórcio nacional e outro formado por empresas brasileiras e estrangeiras, afirmou o secretário de Infraestrutura do estado de Minas Gerais, Fernando Marcato, ao Diário do Comércio.
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Marcato não revelou os nomes das empresas, mas disse esperar que um terceiro grupo se apresente no dia 22. A concessão do Metrô de Belo Horizonte, hoje controlado pela estatal federal CBTU, é há muito esperado diante do sucateamento da operação e da falta de perspectivas de expansão.
A empresa vencedora deverá modernizar a Linha 1, além de construir mais uma estação (Novo Eldorado) e implantar a Linha 2 (Nova Suíça-Barreiro), numa extensão de 10,5 km e sete estações.
Atualmente, o Metrô de BH possui 28 km e 19 estações, que transportam diariamente cerca de 100 mil pessoas. A previsão é que com a expansão, mais de 270 mil passageiros sejam transportados por dia, 50 mil deles na Linha 2.
A entrega da Linha 2 tem prazo de seis anos para ser construída, o que indica o ano de 2029 já que a assinatura da concessão deverá ocorrer em 2023. Mas no quarto ano do contrato, a concessionária já deverá inaugurar partes das estações.

Ações na Justiça e greve
No entanto, boa parte dos recursos para modernização e ampliação serão bancados pelos cofres públicos. Enquanto a futura concessionará arcará com apenas R$ 440 milhões, o estado bancará R$ 460 milhões e o governo federal, R$ 2,8 bilhões. Já o lance mínimo de outorga é de R$ 19,3 milhões.
O leilão às vésperas do final do mandato do governo Bolsonaro motivou o Partido dos Trabalhadores, do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, a entrar na Justiça para impedir a concessão. No entanto, o juiz Eduardo Rocha Penteado, da 14ª Vara Federal do TRF da 1ª Região, rejeitou o pedido, mas acredita-se que outras ações continuarão a ser tentadas até o dia 22.
Nesta quarta-feira, os funcionários da CBTU entraram em greve, também em movimento contra a concessão, sem previsão de retorno.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/ao-menos-dois-grupos-devem-concorrer-pela-concessao-do-metro-de-bh/
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