Nova edição da RF está no site

Setembro/Outubro – 2021

Está liberado no site para assinantes o acesso à nova edição da Revista Ferroviária. A matéria de capa traz em detalhes o andamento das obras da Linha 6-Laranja, o primeiro projeto metroferroviário de São Paulo enquadrado no modelo PPP integral. As obras da nova linha do metrô da capital paulista, sob responsabilidade da espanhola Acciona, tem um prazo curto para o seu tamanho. Serão 15,3 km de via subterrânea e 15 estações, que devem ficar prontas e operando até 2025. Atualmente, são 19 frentes de obra abertas e dois tatuzões prestes a iniciar as escavações pela Zona Norte de São Paulo. A reportagem inclui também uma entrevista com o novo secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Paulo Galli.

A edição tem a estreia da coluna de Sérgio Avelleda, um dos maiores especialistas em mobilidade urbana do Brasil. Avelleda, hoje sócio-fundador da Urucuia: Mobilidade Urbana e coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, chega para enriquecer o conteúdo da RF. No primeiro artigo, ele faz uma análise sobre o atual momento do transporte público no país e o marco legal do setor, em trâmite no Senado.

Na seção Entrevista, temos a palavra do diretor de Projetos da BYD Brasil, Alexandre Barbosa. A empresa chinesa, que chegou chegando no país, tem dois projetos metroferroviários na carteira: a construção do monotrilho de Salvador, na capital da Bahia, e a fabricação dos monotrilhos da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo.

Alexandre Barbosa

Em Expressas, assinada pela editora da RF, Bianca Rocha, um resumo dos últimos acontecimentos envolvendo o assunto do momento no setor: as autorizações ferroviárias. Na seção Gente que faz, os funcionários que são destaques na CBTU-Recife, na Estrada de Ferro Carajás e na Randon Implementos.

Em Mercado, a nova solução adotada pela Voith Turbo para a reparação de peças de equipamentos ferroviários produzidos pela empresa. Na seção Reportagem, detalhes da parceria entre a VLI e a Copi, para a criação de um novo corredor logístico para o transporte de fertilizantes no Norte do país. Temos também uma matéria sobre os planos da Rumo na Malha Central, que inclui a inauguração de novos terminais estrategicamente localizados para aumentar o volume de carga transportada na ferrovia.

As principais peças fornecidas pela Voith podem ser reparadas pelo método 3D
As principais peças fornecidas pela Voith podem ser reparadas pelo método 3D – Foto: Divulgação/Voith

O Estudo de Mercado é Todos os TUEs, que mostra que a frota de trens de passageiros no país decresceu em relação a 2020. Em Suprimentos, a esperança da indústria ferroviária ancorada no projeto do Trem Intercidades, que avançou nos últimos meses, com a realização das consultas públicas. A reportagem detalha o que se sabe até agora sobre o trecho Eixo Norte, que pretende ligar São Paulo a Campinas.

A Nota Técnica é o artigo vencedor da categoria 02 do 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. Intitulado “O papel da liderança no enfrentamento da maior crise financeira do setor metroviário”, o trabalho tem autoria de Mariana Yassuda de Quadros Tavares, do Metrô de São Paulo, em parceria com Leandro Kojima.

Em Estatísticas, os volumes transportados nos meses de julho e agosto deste ano pelas ferrovias de cargas e de passageiros. No Artigo, Francisco Pierrini, diretor-presidente da ViaQuatro, fala sobre os 11 anos de operação da Linha 4-Amarela, do Metrô SP.

Na Foto do Mês, a locomotiva GEU10B reformada pela Transnordestina Logística. No Arquivo Ferroviário, a locomotiva a vapor 332, que faz o trajeto turístico do Trem da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. No Sumário, uma imagem de Lucas M. Rosa de um trem da MRS descendo para o Porto de Santos carregado de celulose da Bracell, pela Malha Paulista, na altura de Itirapina (SP). 

A edição também traz um conteúdo patrocinado pela Greenbrier Maxion e AmstedMaxion sobre as inovações das duas empresas para atender ao novo momento do setor ferroviário de cargas no Brasil.

Clique aqui para ler a edição.

Os assinantes receberão o exemplar impresso nos próximos dias.   

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*