A edição Janeiro/Fevereiro da Revista Ferroviária está no ar, trazendo na capa o desafio de recolocar para uso trechos inoperantes da malha brasileira. Com mais de 60% de ferrovias ociosas no país, sobra malha, mas faltam estudos de viabilidade econômica para essas linhas. O novo secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, fala sobre o tema na reportagem, que aborda também a complexidade que envolve a devolução de trechos ociosos pelas concessionárias, o trabalho da ANTT para desenvolver a regulação de chamamento público de trechos devolvidos/sem tráfego e o modelo norte-americano de shortlines, que pode servir de inspiração para o Brasil.
Na seção Entrevista, uma conversa detalhada com o secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, Rafael Benini. À frente da secretaria criada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Benini fala sobre os projetos metroferroviários em parceria com a iniciativa privada. A prioridade número 1 da gestão é o Trem Intercidades São Paulo-Campinas, mas há também planos de concessão das linhas da CPTM e de expansão do metrô.
A edição também traz três reportagens especiais: a reviravolta no projeto da nova ferrovia Transnordestina; os equipamentos de manutenção de via adquiridos pela ViaMobilidade para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda; e os impactos do conceito ESG (da sigla em inglês em na tradução significa ambiental, social e governança) no modal ferroviário.
Em Mercado, a parceria da Loram do Brasil com a norte-americana Holland, para a oferta de um novo serviço de full-service para as ferrovias brasileiras. Já a Wabtec trouxe para essa edição os detalhes de seu novo produto para via permanente, o KinetiX. A solução promete melhorar a eficiência e a segurança das malhas através da inspeção automatizada de componentes de vagões e locomotivas.
Em Nota Técnica, o estudo “Melhorias na Linha 10-Turquesa”, de autoria de Felipe Naves, Allan Silva, Anderson Liberato, Geraldo Magela e Aguinaldo Milan. O trabalho foi vencedor da categoria 03 do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, apresentado na 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp)
Na seção Artigo, Maurício Ferreira Wanderley, diretor da Unidade de Auditoria Especializada em Infraestrutura Portuária e Ferroviária do Tribunal de Contas da União (TCU), e Igor Pereira Oliveira, auditor do TCU, discorrem sobre a importância de medidas para reutilização de trechos ociosos da malha brasileira.
Ler edição em pdf Janeiro/Fevereiro – 2023


Operação shortline



04/03 – Guararema, SP
Organização: Ernesto Paparelli
Contato: (12) 99723-1092



Soldagem elétrica no trilho


TIC terá edital em março e leilão em novembro deste ano, garante secretário


Agora vai?

ViaMobilidade anuncia plano de aquisição de equipamentos de via

Ferrovia na era do ESG


Retenção de conhecimento
Informe Publicitário

Wabtec lança o KinetiX para inspeção automática de vagões e locomotivas na via

Frateschi lança réplica em miniatura de novo vagão da empresa FS

Bersul Radiadores cresce no setor ferroviário

Locomotivas 2022

A mobilidade urbana no novo governo

Crescimento parcial

Políticas de Estado fortalecem o setor ferroviário brasileiro

Shortlines: desejo antigo, mas com futuro incerto

Melhorias na Linha 10 – Turquesa

