A Revista Ferroviária acaba de fechar a sua mais recente edição, que já está acessível para os assinantes. A matéria de capa fala sobre o contrato da Rumo com a fabricante norte-americana de equipamentos de manutenção de via, Loram, para o esmerilhamento de 2.183 km de trilhos entre Rondonópolis (MT) e Santos (SP) pelos próximos 15 anos. O acordo prevê o regime full service, em que a Loram será responsável por operar e manter duas máquinas do próprio portfólio – uma esmerilhadora de trilhos e um veículo rodoferroviário de inspeção de via –, que estão em fabricação e serão disponibilizadas à atividade de esmerilhamento na bitola larga da Rumo até 2037.  

Uma das reportagens da edição destrincha o projeto de compra de 44 novos trens pelo Metrô de São Paulo, para operação na Linha 2-Verde, que está sendo estendida, e para reforço da frota das linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Outra matéria especial explica o projeto, gestado pelo Ministério da Infraestrutura, que visa fomentar o transporte regional de passageiros no país. A ação conta com o apoio técnico da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e de outras entidades ligadas ao setor de transporte.  

A Wabtec publica nessa edição da RF um especial sobre as novas locomotivas da série ES44ACi, encomendadas pela Suzano, MRS e Rumo. O modelo é uma evolução da AC44i, e um passo a mais na jornada de descarbonização das ferrovias brasileiras, diz a fabricante.  

Em Expressas, as discussões em torno da regulamentação pela ANTT do processo de aprovação de pedidos de autorização de novas ferrovias privadas; a criação da Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas (Anfa); o impacto de novas ferrovias de celulose na demanda da Malha Oeste; e os caminhos inversos na política de transporte público em Mato Grosso e no Rio de Janeiro. Em Gente que faz Diferença, colaboradores em destaque no Metrô DF, na MRS Logística e na Conprem.  

Em Estatísticas, a movimentação de cargas e de passageiros em janeiro e fevereiro deste ano. Em Nota Técnica, o estudo “Identificação de vagões com inteligência artificial”, de autoria de Rayson Laroca, David Menotti e Alessander Cidral Boslooper. Em Artigo, a expectativa do Ibama com o recebimento de novos pedidos de licenciamento ambiental no âmbito do novo marco legal de ferrovias. O autor é Ivan Benevenuto, analista ambiental e coordenador -geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Lineares Terrestres do Ibama.  

O transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil se encontra num corner. A elaboração de uma política pública para fomentar o transporte regional, em discussão no âmbito […]

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PARQUE DA MOBILIDADE URBANA – PMU
23 a 25/06 – São Paulo, SP
Organizador: Connected Smart Cities e Mobilidade Estadão
Site: www.parquedamobilidadeurbana.com.br […]

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Expressas

Mudança na análise

Dos 78 pedidos de autorização de ferrovias feitos até agora, 27 foram aprovados pelo Ministério da Infraestrutura, e 51 ainda aguardam regulamentação por parte da ANTT […]

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Informe Publicitário
Elvira Nascimento

A estação ferroviária de Mariana (MG) foi erguida em 1914 para integrar o ramal de Ponte Nova, que ligava Ouro Preto (MG) ao Rio de Janeiro, com mais de 600 km operados pela antiga Estrada de Ferro Leopoldina […]

metrÔ

Foto do mês

O primeiro dos 14 monotrilhos de cinco carros da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo foi apresentado pela chinesa BYD no final de março, por meio de uma transmissão virtual. […]

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