A Revista Ferroviária acaba de fechar a sua mais recente edição, que já está acessível para os assinantes. A matéria de capa fala sobre o contrato da Rumo com a fabricante norte-americana de equipamentos de manutenção de via, Loram, para o esmerilhamento de 2.183 km de trilhos entre Rondonópolis (MT) e Santos (SP) pelos próximos 15 anos. O acordo prevê o regime full service, em que a Loram será responsável por operar e manter duas máquinas do próprio portfólio – uma esmerilhadora de trilhos e um veículo rodoferroviário de inspeção de via –, que estão em fabricação e serão disponibilizadas à atividade de esmerilhamento na bitola larga da Rumo até 2037.  

A entrevista é com o CEO da Brado, Marcelo Saraiva, que aborda os planos de expansão da companhia no mercado interno. A empresa quer mais carga geral circulando por ferrovia em direção aos mercados consumidores no interior do país.  

Uma das reportagens da edição destrincha o projeto de compra de 44 novos trens pelo Metrô de São Paulo, para operação na Linha 2-Verde, que está sendo estendida, e para reforço da frota das linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Outra matéria especial explica o projeto, gestado pelo Ministério da Infraestrutura, que visa fomentar o transporte regional de passageiros no país. A ação conta com o apoio técnico da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e de outras entidades ligadas ao setor de transporte.  

A edição também traz uma reportagem sobre a volta presencial do NT Expo, que reuniu em março expositores, visitantes, networking e seminários especiais, como o Pro Trilhos, organizado pelo Ministério da Infraestrutura.  

Ainda na seção reportagem, a RF traz os novos planos da Valec de capitalizar com o conhecimento técnico que acumulou nas duas grandes obras que consta em seu portfólio: a Ferrovia Norte-Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A estatal está negociando serviços de consultoria para licenciamento ambiental e desapropriações às empresas que receberam sinal verde do governo para tocarem seus projetos de ferrovias sob o modelo de autorização. A reinvenção pela qual a empresa vem passando é necessária para a sua sobrevivência. Encolhida depois de conceder as ferrovias que construiu, a Valec precisou encontrar um caminho para continuar existindo. 

A Wabtec publica nessa edição da RF um especial sobre as novas locomotivas da série ES44ACi, encomendadas pela Suzano, MRS e Rumo. O modelo é uma evolução da AC44i, e um passo a mais na jornada de descarbonização das ferrovias brasileiras, diz a fabricante.  

A edição também traz dois estudos de mercado – Todas as Locomotivas e Todos os Vagões. Em ambos, atualizamos as tabelas com as frotas de todas as operadoras de carga do país. Em Mercado, o novo escritório da Comexport em Xangai, na China, com o objetivo, segundo a empresa, de facilitar os negócios entre as companhias brasileiras e o país asiático. Em Suprimentos, as empresas que buscam oferecer vantagens para operadoras que terceirizam a manutenção de vagões.  

Na coluna de Sérgio Avelleda, Estação Mobilidade, o case de aumento recente da tarifa do MetrôRio (a mais cara do país), que apenas confirma o modelo brasileiro de financiamento dos custos de transporte público. Segundo a análise de Avelleda, os usuários não são mais suficientes em quantidade e nem em capacidade de pagamento para fazer frente aos custos de transporte. 

Em Expressas, as discussões em torno da regulamentação pela ANTT do processo de aprovação de pedidos de autorização de novas ferrovias privadas; a criação da Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas (Anfa); o impacto de novas ferrovias de celulose na demanda da Malha Oeste; e os caminhos inversos na política de transporte público em Mato Grosso e no Rio de Janeiro. Em Gente que faz Diferença, colaboradores em destaque no Metrô DF, na MRS Logística e na Conprem.  

Em Estatísticas, a movimentação de cargas e de passageiros em janeiro e fevereiro deste ano. Em Nota Técnica, o estudo “Identificação de vagões com inteligência artificial”, de autoria de Rayson Laroca, David Menotti e Alessander Cidral Boslooper. Em Artigo, a expectativa do Ibama com o recebimento de novos pedidos de licenciamento ambiental no âmbito do novo marco legal de ferrovias. O autor é Ivan Benevenuto, analista ambiental e coordenador -geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Lineares Terrestres do Ibama.  

Em Arquivo Ferroviário, uma foto da histórica Estação Ferroviária de Mariana (MG), erguida em 1914, e hoje reformada, servindo de abrigo para biblioteca e museu ferroviário. Na Foto do Mês, o primeiro dos 14 monotrilhos da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, fabricado pela chinesa BYD. No Sumário, um trem de minério da MRS passando pelo viaduto 44 da Ferrovia do Aço, em Minas Gerais.     

O transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil se encontra num corner. A elaboração de uma política pública para fomentar o transporte regional, em discussão no âmbito […]

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É preciso racionalizar e melhorar o transporte urbano e incrementar os modais. E há prefeitos que querem retirar trilhos das cidades, quando deveriam aproveitar […]

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PARQUE DA MOBILIDADE URBANA – PMU
23 a 25/06 – São Paulo, SP
Organizador: Connected Smart Cities e Mobilidade Estadão
Site: www.parquedamobilidadeurbana.com.br […]

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Expressas

Mudança na análise

Dos 78 pedidos de autorização de ferrovias feitos até agora, 27 foram aprovados pelo Ministério da Infraestrutura, e 51 ainda aguardam regulamentação por parte da ANTT […]

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Informe Publicitário
Elvira Nascimento

A estação ferroviária de Mariana (MG) foi erguida em 1914 para integrar o ramal de Ponte Nova, que ligava Ouro Preto (MG) ao Rio de Janeiro, com mais de 600 km operados pela antiga Estrada de Ferro Leopoldina […]

metrÔ

Foto do mês

O primeiro dos 14 monotrilhos de cinco carros da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo foi apresentado pela chinesa BYD no final de março, por meio de uma transmissão virtual. […]

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