A matéria de capa detalha os investimentos e inovações regulatórias previstas com a renovação antecipada do contrato de concessão da MRS. A aposta está no aumento do volume de carga geral transportado pela ferrovia. A reportagem explica o que está sendo esperado com o termo aditivo, por meio de entrevistas feitas com a equipe técnica da ANTT responsável pela elaboração do documento final da prorrogação, e também com o presidente da MRS, Guilherme Segalla de Mello, que falou sobre o que já está sendo feito pela companhia.

Os 30 anos da CPTM e os planos para o futuro da companhia são os temas abordados pelo presidente Pedro Tegon Moro, na seção Entrevista. Em Expressas, as alterações no cronograma das obras da Rumo na Norte-Sul e na Malha Paulista; o contrato fechado entre Valec e uma autorizatária; e a a relicitação bilionária da Malha Oeste. 

Essa edição traz de volta a seção Diário de Bordo. O repórter Fábio Nascimento fez uma visita ao Pátio Jabaquara, que abriga os trens das linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô de São Paulo. Na reportagem, ele relata a rotina no espaço, que surpreende pelo gigantismo. Outra matéria aborda as regras elaboradas pela ANTT para novos pedidos de autorização. A regulamentação foi colocada em consulta pública no fim de junho. 

A edição traz também um artigo do presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, sobre a falta de encomendas que atinge a indústria de carga e de passageiros. Na Estação Mobilidade, Sérgio Avelleda trata dos subsídios ao combustível por parte do governo federal e os impactos na mobilidade urbana. 

A Plasser do Brasil pretende ampliar seu portfólio de serviços para as ferrovias brasileiras e conta isso numa matéria especial publicada nessa edição. A Pelicano Construções também aborda em um informe os investimentos que tem feito para atender seus clientes do setor ferroviário por meio de soluções específicas e personalizadas.

No Estudo de Mercado, o levantamento da frota de equipamentos de manutenção de via. Em Suprimentos, as novidades das fabricantes de máquinas de via, setor que vem colhendo os frutos das renovações antecipadas dos contratos de concessão das ferrovias. Em Nota Técnica, o artigo “Meetup Lab: fomentando a discussão técnica e aumentando a integração entre os colaboradores da CPTM” – finalista da categoria 02 do 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. O trabalho foi elaborado por José Luís de Almeida Menezes. 

Na seção Artigo, Daniel Loureiro, gerente de operações da Linha Uni, responsável pela implantação e operação da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, fala sobre a importância do pensamento assertivo para a transformação da mobilidade urbana. Em Estatísticas, os dados de movimentação de carga e de passageiros em março e abril deste ano. 

Na Foto do Mês, a nova locomotiva da série ES44ACi, da Wabtec, adquirida pela Suzano para operação na Rumo. No Arquivo Ferroviário, a locomotiva 215 leva o título de primeira máquina reformada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). No Sumário, uma foto do trem da VLI, passando pela ponte do “A”, em Araguari (MG).

Do minério

Do minério à carga geral

No último dia 1º de junho, o projeto de renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Sudeste, operada pela MRS Logística, foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União […]

A expectativa da renovação antecipada dos contratos de concessão dos operadores de cargas, foi, por algum tempo, a luz no fim do túnel que a indústria ferroviária brasileira vislumbrava […]

Leia mais »

Que venham os trens intercidades de passageiros, os melhores promotores do desenvolvimento de um país. Estes movimentam pessoas […]

Leia mais »

CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY
04 e 05/10 – São Paulo, SP
Evento híbrido (presencial e on-line)
Organizador: Necta e correalização da Urban Systems
Site: www.connectedsmartcities.com.br […]

Leia mais »
Informe Publicitário

Outra vez. Até quando?

O Brasil está perto de aprovar um subsídio aos combustíveis que consumirá a bagatela de R$ 35,2 bilhões dos cofres públicos. Subsídio, trocando em miúdos, é o direcionamento de dinheiro […]

Leia mais »
Divulgação/ABPF

Arquivo Ferroviário

Com 110 anos de existência, a locomotiva 215 leva o título de primeira máquina reformada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Fundada em 1977, […]

Foto

Foto do mês

Adquirida pela Suzano, a locomotiva da série ES44ACi, da Wabtec, está rodando em testes na Rumo. […]

Divulgação/ABPF

Com 110 anos de existência, a locomotiva 215 leva o título de primeira máquina reformada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Fundada em 1977, […]