Nova edição da RF está no ar

A nova edição da Revista Ferroviária está no site para os assinantes. A matéria de capa detalha os investimentos e inovações regulatórias previstos com a renovação antecipada do contrato de concessão da MRS. A aposta está no aumento do volume de carga geral transportado pela ferrovia. A reportagem explica o que se espera com o termo aditivo, através de entrevistas feitas com a equipe técnica da ANTT, responsável pela elaboração do documento final da prorrogação, e também com o presidente da MRS, Guilherme Segalla de Mello. O executivo citou, entre outras coisas, o que já está sendo feito pela companhia antes da assinatura do contrato.

 

Os 30 anos da CPTM e os planos para o futuro da companhia são os temas abordados pelo presidente Pedro Tegon Moro, na seção Entrevista. Em Expressas, as alterações no cronograma das obras da Rumo na Norte-Sul e na Malha Paulista; o contrato fechado entre Valec e uma autorizatária; e a a relicitação bilionária da Malha Oeste. 

Não há operários trabalhando em trecho próximo a Palmeiras de Goiás (GO) – Foto: Canal HDrones

Essa edição traz de volta a seção Diário de Bordo. O repórter Fábio Nascimento fez uma visita ao Pátio Jabaquara, que abriga os trens das linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô de São Paulo. Na reportagem, ele relata a rotina no espaço, que surpreende pelo gigantismo. Outra matéria aborda as regras elaboradas pela ANTT para novos pedidos de autorização. A regulamentação foi colocada em consulta pública no fim de junho. 

Vista aérea do pátio Jabaquara, que recebe trens das linhas 1-Azul e 2-Verde – Fotos: Márcia Alves

A edição traz também um artigo do presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, sobre a falta de encomendas que atinge a indústria de carga e de passageiros. Na Estação Mobilidade, Sérgio Avelleda trata dos subsídios ao combustível por parte do governo federal e os impactos na mobilidade urbana. 

A Plasser do Brasil pretende ampliar seu portfólio de serviços para as ferrovias brasileiras e conta isso numa matéria especial publicada nessa edição. A Pelicano Construções também aborda em um informe os investimentos que tem feito para atender seus clientes do setor ferroviário por meio de soluções específicas e personalizadas.

 

No Estudo de Mercado, o levantamento da frota de equipamentos de manutenção de via. Em Suprimentos, as novidades das fabricantes de máquinas de via, setor que vem colhendo os frutos das renovações antecipadas dos contratos de concessão das ferrovias. Em Nota Técnica, o artigo “Meetup Lab: fomentando a discussão técnica e aumentando a integração entre os colaboradores da CPTM” – finalista da categoria 02 do 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. O trabalho foi elaborado por José Luís de Almeida Menezes. 

Socadora Universal modelo B 66 UC-D é uma das novidades da Matisa – Divulgação/Matisa

Na seção Artigo, Daniel Loureiro, gerente de operações da Linha Uni, responsável pela implantação e operação da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, fala sobre a importância do pensamento assertivo para a transformação da mobilidade urbana. Em Estatísticas, os dados de movimentação de carga e de passageiros em março e abril deste ano. 

Na Foto do Mês, a nova locomotiva da série ES44ACi, da Wabtec, adquirida pela Suzano para operação na Rumo. No Arquivo Ferroviário, a locomotiva 215 leva o título de primeira máquina reformada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). No Sumário, uma foto do trem da VLI, passando pela ponte do “A”, em Araguari (MG).   

Clique aqui para ler a edição.  

Os assinantes receberão o exemplar impresso em breve. 

Apoie o Jornalismo Ferroviário

Desde a sua fundação, em janeiro de 1940, a Revista Ferroviária teve mais de 150,3 mil páginas impressas em mais de 900 edições.

Na era digital, foram mais de 32.526.935 visualizações de páginas no seu portal.

Se você ainda não é assinante, faça agora a sua assinatura e já acesse a nova edição

Clique aqui e faça a sua assinatura 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*